Curta nossa página no Facebook

© 2014 Apostolado São Pio V. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 4 de março de 2014

Por que a Missa com o Missal de São Pio V?

| | 0 comentários

A Missa Católica foi codificada por S. S. São Pio V, em 1570, isso significa que o Pontífice não a inventou, mas estabeleceu um rito de acordo com a estrutura da Missa respeitando a Tradição ininterrupta de Cristo, dos apóstolos, dos Padres dos primeiros séculos do Cristianismo e Papas anteriores. Tendo sua origem nos próprios apóstolos também é conhecida como "Missa Apostólica" ou "Missa Tridentina" por ser resultado de um sistema de codificação dogmático do Concílio de Trento.

Todos os padres católicos de rito latino que foram ordenados a mais de trinta anos têm celebrado o Santo Sacrifício da Missa com o Missal tradicional pelo menos até o final dos anos sessenta, quando a "Reforma" Litúrgica foi efetuada por Paulo VI. 
Esta Missa está em vigor há muitos séculos na Igreja Católica e tem produzido grandes santos e grandes frutos na história do cristianismo.


Ele expressa claramente e majestosamente a Doutrina Católica

O rito, de acordo com o Missal promulgado por São Pio V, tem mostrado, no decorrer dos séculos, ser um baluarte contra as deformações doutrinárias, já que ele expressa claramente a doutrina católica e a beleza da Missa:

- É a mesma coisa e o mesmo sacrifício do Calvário, realizado de forma não invasiva (sem derramamento de sangue) para aplicar o seu poder de poupança para a remissão dos nossos pecados. Não é uma mera comemoração da paixão e morte de N. S. Jesus Cristo, mas um Sacrifício verdadeiro e próprio .

- Jesus Cristo é o mesmo Sacerdote, representado pelo Seu ministro, por seu trabalho de ordenação, na pessoa do próprio Cristo. De algum modo, "empresta a sua língua a Cristo" e, oferece a sua mão.

- É a mesma vítima do Calvário: o Divino Redentor, Jesus Cristo. Através da separação dupla da consagração mística do Corpo e Sangue de Cristo é representada, sendo a sua volta com Sua divindade, Sua alma, Seu sangue e Seu corpo realmente presentes nas espécies consagradas. É, portanto, uma presença espiritual simples.

Eles são para os mesmos fins:

1) Para adorar e glorificar a Deus

2) Dar graças a Deus

3) Expiação (Cristo tem para atender morto como vítima propiciatória pelos nossos pecados. Durante a Missa aplica os frutos da Redenção) .

4) Súplica (pedindo, favorece as bênçãos de Deus ) .

Tudo isso foi infalivelmente definido de acordo com a doutrina vigiada pela Igreja Católica, é uma forma muito clara e majestosamente expressa na liturgia codificada por SS São Pio V, com suas iniciais que tem sido durante séculos como um dique contra o erro e a anarquia na celebração do Santo Sacrifício da Missa


Utilização do Latim: sinal de unidade

Papa Pio XII celebrando o Santo Sacrifício
da Missa
O uso do latim é feito por ser a língua oficial da Igreja, o próprio Papa empregado em Roma é um sinal de unidade entre os católicos. É falso que a sua abolição foi decretada pelo Concílio Vaticano II, pelo contrário, o seu uso só é recomendado em determinadas partes da liturgia. Hoje o Latim tem praticamente caído em desuso abusado, o povo católico contra o que se pretendia, não sabe o que é a Missa . Basta perguntar aos fiéis que sua definição e qual o seu propósito para descobrir que há uma tremenda ignorância. Quando todos os lugares em latim não foi empregado qualquer estrangeiro sentiu algo estranho na Missa, os fiéis tinham aprendido e compreendido o ritual através dos missais bilíngües e a uniformidade existiu entre o clero de todo o mundo, mais a baixo não está presente problemas e erros nas traduções.



Como receber a Sagrada Comunhão:

- Em graça santificante através da confissão sacramental


- Como um membro do corpo da Igreja Católica

- Modestamente vestidos


- Joelhos e na boca.


Distribuição da santa Comunhão na Missa de sempre
Nesta Missa, recebe-se a Cristo, em comunhão, de joelhos - a Escritura exige que para Seu nome se dobre todo joelho, é claro que, quanto ao Seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade deve ser recebido de joelhos, esta é a posição mais consistente como uma atitude interior de adoração, o mesmo Cristo diz na parábola do fariseu que orava orgulhosamente de pé, enquanto o publicano interna e externamente orava ajoelhado. Este último ensina Cristo foi o único que saiu do templo justificado. Além disso, deve-se receber Cristo modestamente vestido. A comunhão limpa todo o pecado mortal, por confissão sacramental - por respeito, receber a comunhão na boca, por não ter as mãos consagradas, como o Sacerdote. Também é evitada a comunhão na mão por ser possível que caiam partículas consagradas (em que Cristo está realmente presente) no chão ou que aconteça qualquer outro tipo de profanação possível.


Esse Rito evita a "anarquia" (bagunça) litúrgica


Hoje, a bagunça da Liturgia é claramente comprovada pelas pessoas católicas, onde cada Sacerdote em todos os templos adicionam ou removem orações, agora a doutrina do mesmo Sacrifício é negada. Hoje é-nos dito que a Missa é apenas um memorial, uma memória, um banquete simples, uma mera montagem precedida por um ministro, e até mesmo uma "reunião social", a nossa consciência católica nos obriga a proclamar a verdadeira e eterna doutrina, infalivelmente definida pela Igreja e o devido respeito e devoção que deve existir na liturgia. Usando este ritual antigo que já se revelou na história a dar frutos de santidade e, assim, evitar a anarquia litúrgica que, infelizmente, faz com que Cristo sofra os mais variados sacrilégios. Contamos com a autoridade da Igreja Católica e rogamos ao Romano Pontífice que permita este rito católico na perpetuidade, como garantiu São Pio V em sua bula Quo Primum Tempore: "nem sejam coagidos e forçados, por quem quer que seja, a modificar o presente Missal, e a presente Bula não poderá jamais, em tempo algum, ser revogada nem modificada, mas permanecerá sempre firme e válida, em toda a sua força."


Muitos Sacerdotes celebram-na com o Missal de São Pio V

Finalmente, é importante destacar que não só no decurso dos séculos, mas também atualmente, o Missal tem sido usado com excelentes resultados, a maioria dos santos canonizados pela Igreja Católica participaram e se santificaram por este rito, mas, mesmo após a Deforma "Reforma" Litúrgica, esse Missal é usado na maioria dos países onde há muitos padres católicos.

Por exemplo, podemos citar o caso de São Padre Pio Pietrelcina, que possuía em seu corpo os estigmas da paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e no início dos anos sessenta, quando as normas da "Reforma" Litúrgica foram implementadas, destacando os perigos que são detectados, ele [Padre Pio] manteve o uso do Missal de São Pio V. Este sacerdote conhecido em toda a sua vida por sua santidade, foi beatificado em 1999 por SS João Paulo II. Poderíamos citar outros casos, mas basta lembrar que Cardeais Ottaviani e Bacci não o deixaram de usar, também, após a "Reforma" Litúrgica, até o fim de suas vidas. Cardeal Ottaviani, que S.S. Paulo VI chamou de "meu mestre" e elogiou tanto SS João Paulo II, no momento da sua morte, para apontar isso como um exemplo de uma "fidelidade exemplar" (*) - foi altamente reconhecido por sua ciência teológica e precisamente por essa fidelidade à Igreja e também foi nada menos do que o Prefeito da Sagrada Congregação da Fé, um dos órgãos mais importantes dentro do Vaticano (que depois foi ocupada pelo então Cardeal Ratzinger). Estes cardeais eminentes viram clarividente todos os riscos teológicos e litúrgicos que estavam à frente - e agora se mostram claramente, e que foram bem inseridos no seu já famoso artigo "Uma breve análise crítica do Novus Ordo". 

Conclusão

Este rito é plenamente católico, é reconhecido pelo seu serviço na Igreja, pois respeita a Tradição ininterrupta de Cristo, dos apóstolos, dos Padres dos primeiros séculos do Cristianismo e dos Pontífices Romanos. Um Missal promulgado por um santo papa, como resultado de um Conselho, e está em pleno vigor na Santa Igreja Católica. Os frutos de santidade desse Missal são totalmente reconhecidos: milhares de Sacerdotes e leigos se santificaram através dele. É uma forma clara e inequívoca da verdadeira doutrina católica sobre a Missa e provou ser eficaz contra a anarquia, os erros, as profanações e os abusos litúrgicos. Esse Missal exige o devido respeito e devoção para o mesmo e idêntico Sacrifício do Calvário fielmente celebrado no altar para aplicar-nos os frutos da Redenção de Cristo, que é real e verdadeiramente presente com Seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade nas espécies consagradas do pão e do vinho.

















(*) NOTA: http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/homilies/1979/documents/hf_jp-ii_hom_19790806_esequie-card-ottaviani_sp.html



______________________________________________________________________________________________________________
| ESSE TEXTO É DE TOTAL AUTORIA DO SITE CATOLICIDAD |
| TRADUZIDO POR: APOSTOLADO SÃO PIO V |

0 comentários:

Postar um comentário

 
Twitter Facebook Dribbble Tumblr Last FM Flickr Behance